McLaren M7D e M14D pelas mãos de Andrea Adamich
- Bandeira Amarela

- 3 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2019

Andrea de Adamich está hoje de parabéns, o Italiano completa 78 anos e o Bandeira Amarela decidiu cumprir com o seu desejo de ser figura num destes artigos do nosso blog.
Quem foi Andrea de Adamich perguntam e bem. Foi um conceituado piloto de carros de turismo, com forte ligação à Alfa Romeo, em 1966 chegou mesmo a vencer o campeonato Europeu.
1968 é o ano da sua estreia na F1, e logo ao volante de um Ferrari, infelizmente para ele não correu da melhor forma e não terminou a prova, ainda assim foi com as cores da Scuderia que venceu a F2 da América do Sul.
Essa corrida poderia perfeitamente servir de analogia a toda a sua carreira, Adamich conduziu para prestigiadas equipas de F1, a Ferrari, March, Surtees e Brabham sem nunca ter conseguido um pódio.
Mas se assim é faz sentido presentear o Italiano com tal ilustre menção nesta página? Sim, até porque foi um dos pilotos que esteve ligado aos primórdio da McLaren e logo com dois carros muito especiais.
Os chassis M7A e M14A foram ambos conduzidos por ele, mas com um detalhe que os torna únicos. Na altura a equipa de Bruce McLaren utilizava motores Cosworth, contudo os monolugares de Adamich, rebatizados de M7D e M14D tinham um V8 da Alfa Romeo e eram praticamente carros de laboratório. Não é por isso grande surpresa que o melhor resultado obtido tenha sido apenas um 8º lugar.

Curiosamente esta vida de Frankenstein do M14A não terminaria por aqui, a McLaren vendeu-o a um piloto de Hill-Climb o qual montou um motor Chevrolet para conseguir várias vitórias nessa categoria. Mais tarde o carro regressaria a Woking, local onde ainda está, e onde os privilegiados que tenham muita sorte podem observar a sua beleza, já que por vezes encontra-se em exposição.
Quanto ao nosso Andrea Lodovico Adamich continua ligado à Alfa Romeo através da N.Technology onde é vice-presidente. A empresa dedica-se a preparar os carros de competição da marca Italiana




Comentários